23 fevereiro 2016

O QUE É O YOGA?


Se acha que Yoga é apenas estar sentado de pernas cruzadas ou torcer e movimentar o corpo de forma esquisita, está na hora de “acordar” porque Yoga é muito mais que isso.
Yoga é harmonizar o corpo com a mente e a respiração, através de posturas de Yoga (Asanas), técnicas de respiração (Pranayamas) e meditação.

Origem 
Yoga, palavra derivada do sânscrito (língua clássica indiana) da raiz Yuj, que significa “unir, juntar”, designa uma prática, um conjunto de conhecimentos que tem origem na Índia, há cerca de 3500/4000 anos.
A prática 
A prática de Yoga é constituída por uma série de técnicas corporais, respiratórias, relaxamento, concentração, auto conhecimento e observações que estabelecem uma harmonia tanto interna quanto externa do indivíduo permitindo o estado de felicidade interior.
Pranayama é a arte de controlar efetivamente a respiração. Praticar técnicas apropriadas de respiração podem ajudam a uma melhor oxigenação do sangue e do cérebro, ajudando assim a controlar o prana, ou energia vital, e acalmando a inquietude da mente e dos pensamentos. 
A prática de asanas (posturas) é o aspecto mais visível/externo do Yoga e visa apaziguar obstáculos à interiorização / reflexão, consequentemente a uma maior consciência pessoal, obstáculos como dores e outras limitações físicas, preguiça, falta de concentração, pensamento agitado, e assim por diante. Claro que uma pessoa pode, se quiser, passar a vida inteira apenas dedicada à prática de asanas, sabendo das limitações dessa empreitada no contexto do objetivo maior do Yoga.

Objetivo final
A prática visa juntar a parte física com a mental reintegrando/reequilibrando o SER, promovendo a libertação /felicidade do SER, a irradicação do sofrimento por insatisfação contínua e procura dessa felicidade nos objetos externos. 
Habitualmente associamos “liberdade” à possibilidade de fazer o que queremos, o “que nos der na telha”, mas essa é uma falsa ideia de liberdade. O sujeito que quer realizar todos os desejos que lhe passam pela cabeça está completamente “preso/subjugado” pelas suas fantasias, pelos seus sentidos e processos mentais mais superficiais, desta forma, é um escravo da sua própria mente e sofre (frustração, pânico, ansiedade, depressão, raiva…) por não conseguir atingir o que deseja. 
Ser livre é ser capaz de decidir algo levando em conta todas as opções conhecidas e fazendo a “melhor” escolha possível, sem estar constrangido a agir de outra forma por fatores externos, sem ficar mentalmente preso ao que podia ter feito (passado) ou ao que poderá acontecer (futuro) “se”… mas vivendo consciente que dá o seu melhor, em cada momento (presente), com aquilo que tem…a realidade e não a ilusão. 
Benefícios
A prática REGULAR do Yoga traz inúmeros benefícios, sentidos desde o primeiro dia.
Fisicamente, tonifica o corpo, desenvolve a força muscular, aumenta a flexibilidade e o equilíbrio, contribui para a diminuição gradual de diversos tipos de dores, proporciona uma respiração correta, reforça os sistemas imunitário e digestivo e regula a pressão sanguínea. 
Mentalmente, a prática reduz o stress e a ansiedade, estimula o equilíbrio mental e a estabilidade emocional, promove a integração social e a paz interior e proporciona uma atitude positiva face à vida. 

Paula Farinha

Professora  Yoga

Nenhum comentário: