05 fevereiro 2016

EVOLUÇÃO DA INDÚSTRIA DO FITNESS


Nos últimos anos tem-se assistido a uma modernização da actividade física em ambiente de ginásio.  Os ginásios que existiam eram muito arcaicos e com oferta apenas  à base de musculação, pouco treino cardiovascular e algumas aulas de grupo (aeróbica). Estas aulas eram dadas na garagem de uma amiga que tinha vindo de um país estrageiro…  O conhecimento que existia era muito pouco e cheio de mitos: ginásio é só para brutos! O treino em ginásio não era tido em consideração pela opinião pública e visto por muitos  como algo que só fazia mal. Estamos nos anos 90.
Finalmente começou-se a assistir à chegada dos primeiros ginásios com serviço alargado, musculação, treino cardiovascular, aulas de grupo. Alguns com sauna, banho turco, hidromassagem, massagens,  entre outros pequenos serviços inseridos no conceito. Assistiu-se a uma grande abertura de ginásios e com estes, o conceito de Health Clubs.  Mas porquê health clubs? Porque eram direccionados para a saúde? Será? Não são todos os ginásios direccionados para a saúde? Saúde social, física, emocional, entre outros ‘tipos’ de saúde. Foi e é em alguns casos uma questão de status:  “eu frequento o health club X”… Anos 2000 
Passados os piores anos a nível económico para o nosso pais (que eu assisti), voltamos a ter uma nova “edição” de ginásios, health clubs e agora também estúdios/boutiques.  Durante a crise estima-se que fecharam cerca de 350 a 400 ginásios, mas desde 2013, ano viragem, muita coisa tem acontecido de bom e claro de mau para o mundo do fitness. 
Surgiram novas marcas principalmente com o novo conceito  low cost, que na minha opinião são óptimos para conquistar novos mercados e tirar cada vez mais pessoas do sofá. Novos clubes no middle price e muito poucos no high price. Uma coisa foi comum em praticamente todos eles, eliminação de SPA e piscinas. Estes espaços foram abolidos porque têm custos elevadíssimos, existe uma má utilização/conduta por parte de alguns sócios e acima de tudo, porque a sua utilização é muito baixa, sendo apenas muito interessante (em termos de gestão) no momento da inscrição (capta o cliente mas este não utiliza). Se uma das maiores dificuldades de hoje em dia é a falta de tempo, entre trocar de roupa, treinar (cardiovascular e musculação), fazer uma aula de grupo, tomar duche e sair será que ainda temos para ir à piscina ou à sauna? 80% dos sócios não têm tempo ou por e simplesmente não quer utilizar!   
O Village posiciona-se como um ginásio que oferece treino em sala de exercício com um excelente acompanhamento, treino personalizado, aconselhamento nutricional  incluído, profissionais certificados e aulas de grupo como seu core business. Nestas destacamos o treino funcional com aulas de Bosu, TRX e Health Stretching, exclusivo Village. Aulas de Treino Intervalado de Alta Intensidade (Tabata, ABS e Cross Spot, modalidade mais conhecida no mercado por CrossFit). Existem cada vez mais ginásios em Portugal a adoptar o sistema de ter no mesmo espaço uma ”box” para este tipo de treino, sentimo-nos orgulhosos em termos sido pioneiros de algo que funciona muito bem. Além destas apresentamos aulas Lesmills (Body Pump, Body Balance, CXWorks, Body Combat e Power Jump…), Yoga, Dance Spot e Running (treino Outdoor). Por fim, a melhor coisa que o ginásio Village tem e que consegue destacar-se dos demais é a fantástica equipa de trabalho que faz com que os nossos sócios se sintam sempre bem neste espaço! Espaço este que faz tudo para que se sinta bem todos os dias.


Brevemente vamos ter novidades e mais uma vez pioneiros em Portugal! 

Micael Do Canto

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