11 fevereiro 2016

A IMPORTÂNCIA DO TREINO PERSONALIZADO


O serviço de treino personalizado em Portugal tem vindo a evoluir de ano para ano, e o ginásio Village Fitness não foge à regra. Mas qual é a importância de treinar acompanhado com um “PT”?
O treino personalizado é definido como: treino com aplicação de sobrecarga tendo em vista a melhoria da condição física em consonância com o objetivo do nosso cliente (Guedes Jr, 2008). O treino personalizado deverá ser orientado por um profissional qualificado na área do exercício e saúde tendo em vista a obtenção de uma forma rápida e segura os objetivos a que o cliente se propôs, sejam eles de ordem estética, de reabilitação, de treino ou até mesmo de manutenção, tendo sempre em atenção o principio da individualidade biológica elaborando assim um programa “especial” para cada cliente (Domingues Filho, 2006).
Assim sendo as grandes vantagens do treino personalizado são:
  • Acompanhamento
O acompanhamento prestado por parte do Personal Trainer engloba não só as sessões de treino, mas também todo o acompanhamento que é feito durante a semana tendo em vista a obtenção dos objetivos do cliente. O acompanhamento permanente confere maior sensação de confiança, permitindo desfrutar melhor da atividade física. 
  • Compromisso
Cada treino é agendado de acordo com a sua disponibilidade, são encontradas estratégias para gerir o tempo, de forma a atingir a regularidade necessária para atingir resultados.
  • Eficácia/Resultados
Sendo orientado para as características específicas de cada um, através do treino personalizado será mais fácil e rápido alcançar os objetivos pré-estabelecidos, o conhecimento de um treinador pessoal permitirá potencializar o treino, através de estímulos e metodologias de trabalho diferentes, garantindo eficácia e rapidez na obtenção de resultados.
  • Exclusividade
Durante as sessões de treino personalizado, o Personal Trainer dedicará toda a sua atenção ao seu cliente.
  • Motivação
O Personal Trainer contribuirá para evitar a rotina e monotonia dos treinos, diversificando o trabalho desenvolvido e levando-o a sentir-se mais motivado e a não desistir, consegue-se assim um maior compromisso pessoal de empenho e disciplina. 
  • Segurança
A segurança é dos pontos mais importantes para a obtenção de resultados, a correta execução dos movimentos (em termos de postura e/ou carga) é assegurada pela constante supervisão do seu Personal Trainer, minimizando o risco de lesões. 
A intensidade e volume do treino são monitorizados com base nos conhecimentos do treinador, tendo em conta a condição física e tipo de objetivos que o cliente pretende alcançar.

Assim sendo se vai iniciar a prática de atividade física ou se já faz exercício e não conseguiu atingir os resultados a que se propôs, não hesite em aderir ao treino personalizado, pois assim conseguirá obter os seus objetivos de uma forma, rápida, eficaz e sobretudo segura. 

Quando vai ser o seu primeiro treino?


Luis Silva
Personal trainer

Referencias: 
GUEDES Jr, D. P.; SOUZA Jr., T. P.; ROCHA, A. C. Treinamento Personalizado na musculação. São Paulo: Phorte, 2008.
DOMINGUES Fº., L. A. Manual do personal trainer brasileiro. 3 ed., São Paulo: Ícone, 2006.
ACSM’S Resoures For The Personal Trainer. 3ª Edição, Filadelfia, 2010.




Nenhum comentário: