01 março 2016

O que é o BOSU?



Quer experimentar uma aula de BOSU® e não sabe o que pode esperar?

As aulas de BOSU® são apropriadas para todos e quando experimentar vai querer voltar novamente!


BOSU® Balance Trainer (BOth Side Utilized) é uma ferramenta de treino em que se utiliza os dois lados (tal como o nome indica) que permite treinar várias componentes de treino como o equilíbrio, estabilidade, força, cardiovascular e o core (centro). 
Por exemplo, melhorar o equilíbrio em pé para reduzir as quedas no seu dia-a-dia. Como por outro lado, um atleta de competição para realizar treino de estabilidade de acordo com a sua modalidade. Por isso, desde um cidadão comum a um atleta de competição, todos podem realizar.
Conhecendo melhor a BOSU®, tem cerca de 26 cm de diâmetro e pesa cerca de 6 kg. Tem resistência à rutura até 158 Kg. O treino pode ser realizado em várias posições:
- De pé (do lado da cúpula apenas)
- Ajoelhada (dome ou plataforma)
- Sentados (dome ou plataforma)
- Barriga para baixo (cúpula lado provável que seja mais confortável)
- Barriga para cima (cúpula lado provável que seja mais confortável)
- Deitada de lado (cúpula lado provável que seja mais confortável)
- Segurando a BOSU® para aumentar a resistência 




Nas aulas de BOSU® todos os instrutores são certificados e as aulas são estruturadas para realizar os exercícios da forma mais segura e eficaz. Todos os exercícios têm opção de progredir ou regredir conseguindo que todos realizem o mesmo exercício ao mesmo tempo, de forma coesa – exercício em grupo -, ao ritmo da música, desafiando aula a aula com a orientação do instrutor, mantendo-o sempre focado no treino diretamente aos resultados.

As aulas têm a duração de 30 minutos e são realizadas em circuito utilizando a BOSU® e o peso corporal. Desde o início até ao final da aula, vamos modificando e progredindo nos exercícios para que todos treinem segundo o seu objetivo, seja perda de massa gorda, tonificação, melhorar resistência cardiovascular, etc.

Se quer experimentar uma aula de BOSU®, informe o seu instrutor que é um "novato nas aulas de BOSU®", e ele ou ela fornece as modificações pontuais que vai ser sentir ao realizar a aula. 
Lembre-se, não importa qual a aula, pois todos estão a trabalhar no seu próprio nível. E nós estamos cá para o receber nas nossas aulas para que seja bem orientado do início até ao final da aula, e se sinta bem-sucedido.
E já agora, quando é que vai realizar a próxima aula de BOSU®?



Joana Alçada
Coordenadora  de aulas de grupo

Referências:
Towey, Melissa; Time do Try a BOSU® class; 28 de Agosto de 2015

Rowsey, Liz; Benefits of small group training; 8 Dezembro de 2014


Nenhum comentário: