04 março 2016

ESTILOS DE DANÇA

Voltamos a falar de dança, na publicação anterior focamos o tema dos seus benefícios, agora seguiremos o tópico da origem dos diferentes estilos que existem neste maravilhoso mundo de ritmo e alegria. 
Existem vários estilos de danças por terem surgido em época, local ou cultura diferente. São ritmos lentos, agitados, contemporâneos, dançados individualmente, com parceiro, em grupo, casal, etc.
Focamos então os que são mais praticados nas nossas aulas de DANCE SPOT.
Estilos e sua Origem:
Reggaeton
O reggaeton é um estilo musical que tem suas raízes na música latina e caribenha. Seu som deriva do reggae em espanhol do Panamá, influenciado pelo hip hop, salsa e música eletrônica. Esse gênero musical surgiu no Panamá e logo se popularizou em Puerto Rico.

Kuduro
É um género musical e sobretudo um género de dança originário de Angola, que foi influenciado por outros géneros como Sungura e Rap.
Recentemente, o Kuduro tornou-se um fenómeno musical em todos os países de língua portuguesa, assim como em outras partes do mundo.
Surge em finais dos anos 80, primeiro como uma dança e com o passar do tempo evoluindo para um género musical, estilo house africano em que se mistura elementos electrónicos com o folclore tradicional. 
O nome da dança referia-se a um movimento peculiar em que os dançarinos parecem ter a "bunda dura", simulando uma forma agressiva e agitada de dançar como os golpes de Van Damme, segundo Tony Amado, auto-proclamado criador do Kuduro e conhecido como o "Rei do Kuduro".

Merengue
Ritmo nascido na República Dominicana, o Merengue é resultante de uma fusão de elementos africanos e europeus. A dança é muito alegre e contagiante, com uma série de passos fáceis e bem ritmados.

Salsa
Teve origem nos cabarets de Havana nos anos 40 do século XX. Verdadeiramente não existe um ritmo que se defina como Salsa; a Salsa é uma mistura de ritmos latino-americanos e africanos que tem como base o “son cubano”. A princípio combinava música afro-cubana com o jazz americano; agora apresenta uma ampla variedade de estilos musicais.

Cha-cha-cha
A música do Chá-chá-chá, originária de Cuba, tem um ritmo forte, baseado numa forte percussão que inclui bongos, congas, timbales e um badalo. O acento rítmico mais forte surge no primeiro tempo de cada compasso. Atrevido e despreocupado, o Chá-chá-chá é uma das danças mais fáceis de aprender, uma vez que os seus tempos são bem marcados e podem-se mesmo contar com a música. Baseia-se num movimento chassé (três passos ligados) que é dançado em simultâneo com os tempos nítidos de cada compasso da música. Diz-se que o nome Chá-chá-chá imita o som produzido pelos pés dos bailarinos no chão ao dançarem esse chassé.

Samba
O samba faz parte integrante da cultura brasileira – é a música e dança do povo. Existem muitas versões diferentes do Samba: cada uma com o seu ritmo, andamento e tom, que resultam em muitas danças diferentes. Muitas das figuras usadas nesta dança requerem um movimento característico de oscilação das ancas; outros requerem a apreensão de outro movimento que é o balançar do Samba. O Samba tem dois tempos em cada compasso, sendo o segundo mais forte.

Axé 
Axé um jeito de música e dança muito popular com origem em Salvador Bahia. A palavra vem de um cumprimento ritual do sentido de boas vibrações. Axé é a dança do carnaval da Bahia e domina todos os aspetos da cultura popular baiana. Modalidade de treinamento físico que desperta a sensualidade. Os benefícios da dança vão além do condicionamento físico, estão relacionados ao bem-estar, ao charme, atitude e elegância. 

House Dance
House dance é uma “social dance” dançada inicialmente seguindo as batidas da chamada house music a qual tem suas raízes nos clubes de Chicago e Nova Iorque. É uma dança com ênfase em movimentos de pernas e pés rápidos combinados com movimentos fluídos do tronco.
"A dança é um poema
de gestos 
que esculpem o espaço."
Daniel Sibony

Liliana Recatia
Professora Dança e Body Balance


  • https://pt.wikipedia.org/

Um comentário:

Unknown disse...

I like! When I come back, can I try??