28 janeiro 2016

A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO FISICA


Existe cada vez mais nas pessoas  uma preocupação constante para com a saúde e bem-estar. Estes dois factores dependem, principalmente, de uma alimentação regrada e da prática de exercício físico regular, e também o descanso. Porém, existem factores fundamentais para que a prática de exercício fisco seja realizada de uma forma mais eficaz e segura, como, por exemplo, o acompanhamento e a Avaliação Física. Falando sobre a “Avaliação Física”, esta  é bastante importante tanto para o cliente como também para o instrutor, pois a mesma dá a conhecer ao instrutor o tipo de cliente que tem a sua frente, conhecer o tipo de problemas físicos, patologias, dores e limitações se existirem, informação esta que será extremamente importante na construção dos planos de treino por parte do instrutor responsável. A falta de orientação especializada e adequada aos objectivos e limitações de cada pessoa, pode colocar em risco os seus objectivos e principalmente a sua saúde. O treino orientado e supervisionado é a melhor forma de alcançar os objectivos e assegurar a eficácia e segurança durante o treino. 
A avaliação física no Village é composta pelos seguintes pontos:
Anamnese: Conjunto de perguntas ligadas aos hábitos diários de cada pessoa, limitações físicas e fisiológicas existentes, patologias e factores hereditários de risco. A este conjunto de questões devem acrescentar-se os objectivos do cliente, a motivação com que pratica actividade física, a frequência com que pratica exercício físico, bem como as preferências  de cada cliente.
Valores cardíacos: É realizada uma medição dos valores cardíacos dos clientes nomeadamente a medição da pressão sanguínea que permite complementar ainda mais a avaliação.
A pressão é mais alta durante o batimento cardíaco do que quando o coração contrai. Esta pressão é conhecida como pressão sistólica. A fase de contração do coração, na qual a pressão sanguínea aumenta é conhecida como sístole. A pressão sanguínea atinge o seu ponto mais baixo entre dois batimentos cardíacos, p.ex.quando o músculo do coração relaxa. A pressão sanguínea neste ponto é a pressão diastólica. A fase em que o coração relaxa e a pressão sanguínea diminui é conhecida como diástole.
A pressão sanguínea é medida em mmHg. O valor sistólico é sempre especificado primeiro, depois o valor diastólico. Por exemplo: 120/80 mmHg significa que a pressão sanguínea sistólica é de 120 mmHg e a pressão sanguínea diastólica é de 80 mmHg.

Medição do perímetro cintura

De acordo com os valores de referência, um perímetro abdominal igual ou superior a 80 centímetros na mulher e igual ou superior a 94 centímetros no homem corresponde a um risco metabólico aumentado. Já um perímetro abdominal igual ou superior a 88 centímetros na mulher e igual ou superior a 102 centímetros no homem corresponde a um risco metabólico muito aumentado. Qualquer um destes resultados deve implicar aconselhamento médico.


Após a medição do perímetro de cintura é realizada a medição dos restantes valores necessários para a continuação da avaliação, como a altura e a medição na Balança Bio impedância (tanita) que nos dá os seguinter valores:
Peso,
Percentagem de massa gorda (% de gordura existente no nosso corpo)
Quilogramas de massa magra (quilos de musculo no nosso corpo)
 Densidade mineral óssea ( Peso do nosso esqueleto)
 Índice de massa corporal (calculo do peso /  altura 2 )
 Metabolismo basal ( gasto calórico em repouso)
Idade metabólica (Idade do nosso organismo)
Percentagem de água no corpo

Gordura Visceral (gordura localizada atrás da parede abdominal que prejudica o funcionamento dos orgão que envolve e que é dispensável ao corpo humano)


André Costa




Nenhum comentário: