30 dezembro 2015

ENTRE EM 2016 SEM PESO NA CONSCIÊNCIA



Nesta quadra festiva é muito comum ter dificuldade na gestão do peso. Assim sendo, deixo-lhe algumas 5 dicas para o ajudar a manter o peso na passagem de ano:

      Não vá para o jantar com fome
É muito frequente cometer o erro de não comer nas horas que antecedem o jantar por saber que vai comer em excesso. No entanto, não deve pôr em prática esta estratégia de compensação. Convém fazer uma pequena refeição mais saudável antes do jantar para que depois o apetite seja reduzido.

     Mastigue bem os alimentos
O nosso cérebro demora algum tempo a verificar que o estômago está cheio. Ao mastigar lentamente irá percepcionar quando estiver cheio e terá menor tendência para repetir

Evite bebidas alcoólicas ou refrigerantes
      Para além dos malefícios para a saúde, estas bebidas são muito calóricas (ver tabela abaixo).
Se ingerir bebidas alcoólicas, evite as bebidas destiladas e prefira a cerveja, o vinho verde branco ou o vinho tinto. Este último deve ser privilegiado, uma vez que não é gaseificado e, na sua constituição, apresenta antioxidantes (polifenóis).
Quanto aos refrigerantes, nesta época prefira as bebidas light. É importante frisar, que estas não devem fazer parte do seu dia-a-dia.

Bebida
Volume (ml)
Energia (kcal)
Alcoólicas Destiladas - Aguardente
100,0
308
Alcoólicas Destiladas - Brandy
100,0
246
Alcoólicas Destiladas, Gin - Rum- Whisky
100,0
222
Alcoólicas Fermentadas - Cerveja branca
100,0
29
Alcoólicas Fermentadas - Cerveja sem álcool
100,0
7
Alcoólicas Fermentadas - Vinho maduro branco
100,0
72
Alcoólicas Fermentadas - Vinho maduro tinto
100,0
65
Alcoólicas Fermentadas - Vinho verde branco
100,0
59
Não Alcoólicas, Bebida Refrigerante cola
100,0
34
Não Alcoólicas, Bebida Refrigerante cola light
100,0
0
Não Alcoólicas, Bebida Refrigerante de laranja
100,0
40

(Fonte: Tabela de Composição dos Alimentos do Instituto Nacional de Saúde, Doutor Ricardo Jorge)

Modere o consumo de sobremesas
Num prato pequeno coloque as sobremesas de que mais gosta, mas não exceda esta quantidade. Assim, poderá comer sem exageros.
   
      Pratique exercício físico
Nesta época, verifica-se uma diminuição da prática de exercício físico, mas é exactamente agora que não deve deixar de frequentar o Village. É com o exercício físico que se consegue desfazer das calorias que armazena nestes dias.
Para além disso, o comodismo instala-se rapidamente e quanto menos faz, menos quer fazer.


Boas escolhas para 2016!


Mariana Freitas
Nutricionista 
Cédula profissional nº 2097N



Um comentário:

Catarina Fonseca disse...

Boas dicas :) Obrigada!