18 dezembro 2015

4 SINTOMAS QUE INDICAM QUE O TEMPO QUE PASSA SENTADO ESTÁ A AFETAR A SUA SAÚDE

Hoje em conversa apercebi-me que existe alguma confusão nas pessoas que se dizem ativas (treinam três vezes por semana durante uma hora) quando no entanto passam mais de 8 horas sentadas durante o restante dia. Daí que tenha sentido necessidade de abordar este tema.
Apesar do corpo humano ter sido feito para movimento frequente, passamos horas seguidas, dias após dias, sentados. O comodismo tecnológico tornou possível às pessoas passarem a maior parte do seu dia numa cadeira a ver televisão, a trabalhar numa secretária, a jogar vídeo jogos, a encomendar comida para ser entregue ao domicílio, ler, fazer compras online ou controlar a conta bancária. Foi revelado através de investigações que ficar muito tempo sentado pode ser prejudicial para a saúde e abaixo apresento 4 dos sintomas mais comuns resultantes deste fenómeno. 

1. Tenho muita gordura e não a consigo perder!
Sabia que pessoas que passam mais de 6 horas por dia sentados têm 2,5 vezes maior probabilidade de serem obesos do que aqueles que se sentam menos de 30 minutos por dia? Se passamos mais tempo com comportamentos de risco sedentários acabamos por naturalmente mexer menos, logo existe uma menor ativação muscular (o que afeta negativamente o nosso metabolismo), o que por sua vez provoca uma menor produção da lipoproteína lípase, enzima responsável pela conversão dos ácidos gordos livres em energia para contrações musculares. 

2. Dói-me a zona lombar!
A posição de sentado provoca o encurtamento da musculatura flexora da coxa (músculos que ligam a zona lombar da coluna à pélvis e ao fémur). Se essa musculatura ficar encurtada e excessivamente tensa, pode limitar o momento de extensão da anca (empurrar o chão durante o movimento de andar), o que coloca excessiva pressão na zona lombar durante vários movimentos de pé.

3. Tenho os glúteos flácidos/fracos/”adormecidos”!
Como foi dito no ponto anterior, muito tempo sentado encurta os músculos flexores da coxa, que por sua vez inibem os músculos do outro lado da articulação (glúteos e isquiotibiais) responsáveis pelo momento da extensão da anca, o que afeta a sua tonificação muscular e a sua habilidade de produzir força.

4. Tenho má postura e isso provoca-me dores!
Ficar sentado numa má postura coloca a cabeça numa posição de protração (cabeça descaída para a frente), que causa tensão muscular na zona do pescoço, ombros e parte superior das costas. Esta má postura reduz também o fluxo de oxigênio aos pulmões, que combinada com a tensão muscular antes referida podem potenciar o aparecimento de dores de cabeça.

Se se revê em algum destes pontos, no próximo artigo que colocar, irei falar sobre as soluções e planos de ação ativos que devemos colocar em prática no nosso local de trabalho e no nosso dia-a-dia para um estilo de vida mais ativo.



David Pimenta
Coordenador de Sala de Exercício e Personal Training 
Personal Trainer 








  • BAUMAN, Adrian et al. The descriptive epidemiology of sitting: A 20-country comparison using the International Physical Activity Questionnaire (IPAQ). American Journal of Preventive Medicine, Agosto 2011, vol. 41, nº 2, p. 228-235; 
  • OWEN, Neville et al. Adults' sedentary behavior determinants and interventions. American Journal of Preventive Medicine, Agosto 2011, vol. 41, nº2, p. 189-196; 
  • YANG, Lin et al. Occupational sitting and weight status in a diverse sample of employees in Midwest metropolitan cities, 2012-2013. Preventing Chronic Disease, Novembro 2014, vol. 11:140286, E203.

Nenhum comentário: