21 dezembro 2016

Vêm aí as festas e agora?

O mês de dezembro inicia-se com uma série de comemorações, primeiro com as confraternizações habituais e acaba com as festas de natal e passagem de ano. Será possível aproveitar todos os comes e bebes sem aumentar de peso, comprometer todos os resultados que já teve e manter-se saudável? Claro que sim!

Deixo-vos algumas orientações para esta altura do ano:

1. Prepare-se para os excessos

Ao contrário do que muitos fazem, deve intensificar a prática de exercício físico. Faça-o principalmente no dia anterior, no próprio dia do excesso alimentar e no dia seguinte. Só assim, poderá tentar compensar as “asneirinhas feitas”.

Esqueça a expressão: “perdido por 100, perdido por 1000” e nos dias em que não tiver jantares aproveite para realizar uma alimentação saudável e cuidada.

2. Evite aperitivos com elevada densidade energética

Evite os petiscos das entradas, como os rissóis, pataniscas, pão com manteiga, queijos e azeitonas. Estes são muitos calóricos e vazios de qualidade nutricional. Se possível inicie a refeição com sopa ou saladas e/ou legumes

3. Evite as sobremesas

Se possível e se abusou nas entradas e no prato principal, evite as sobremesas. Opte por fruta fresca ou salada de fruta. No caso de consumir uma sobremesa doce, tente comê-la assim que terminar o prato principal. Assim, há um atraso na velocidade de absorção dos açúcares da sobremesa devido ao consumo das fibras, proteínas e gorduras durante a refeição.

Sugiro também que divida a sobremesa doce com alguém, assim consegue reduzir a porção.

4. Intercale o consumo de bebidas alcoólicas com água

Ao realizar esta estratégia consegue reduzir a quantidade álcool que ingere, e consequentemente, os malefícios para a saúde e o valor calórico ingerido, bem como, prevenir a desidratação característica do dia a seguir a uma “noite de copos”.

Quanto aos refrigerantes, nesta época prefira as bebidas light. Ainda assim, estas não devem fazer parte do seu dia-a-dia. 


5. Ofereça bons alimentos

Se é o anfitrião e quer oferecer uma boa refeição aos seus convidados, mas sem exageros, inclua saladas e legumes sem molho e prefira carnes brancas. Para entrada, ofereça frutos secos e oleaginosos (passas, nozes, amendoins, figos …). Como sobremesa sirva fruta ou sobremesas à base de fruta.


6. Evite as sobras

Quando preparar as refeições garanta que prepara só as quantidades de alimento necessárias de modo a evitar sobras de comida. Se mesmo assim sobrar comida, distribua pela sua família e amigos, só assim consegue garantir que não continua a comer alimentos com elevada densidade energética após esta época festiva.


Para além destas sugestões, quero deixar propostas para oferecer saúde. Já pensou que pode oferecer presentes saudáveis? Eu sugiro que ofereça um cupão com mensalidades do Village, um pacote de consultas de nutrição do Village, um curso de cozinha saudável, uma marmita para levar as refeições para o trabalho/escola, ou que confecione os próprios presentes, tais como, compotas sem açúcar, granolas caseiras ou bolachas integrais.


Aqui fica uma receita de granola caseira:


Ingredientes
2 chávenas almoçadeiras de flocos de aveia
½ chávena almoçadeira de miolo de amêndoa com pele
½ chávena almoçadeira de miolo de nozes (pode também ser avelãs, castanhas do brasil ou outro tipo de frutos secos).
½ chávena almoçadeira de sementes (sementes de sésamo, sementes de abóbora/pevides, sementes de linhaça dourada, chia, sementes de girassol, bagas de goji…)
¼ chávena almoçadeira de banana desidratada (sem adição de açúcar) ou maçã desidratada (sem açúcar) ou outra fruta desidratada sem adição de açúcar
2 colheres de sopa de canela em pó 
70 ml de mel biológico 

Modo de preparação
Pré-aqueça o forno a 180º.
Ferva o mel num tacho. 
Misture todos os ingredientes secos numa tigela. 
Quando o mel estiver quente, deite sobre esta mistura. Envolva bem para o mel ficar bem distribuído.
Cubra o tabuleiro de ir ao forno com uma folha de papel vegetal e coloque a mistura. Coloque o tabuleiro no forno e deixe a granola torrar (sem queimar) durante 15-30 minutos. Vá mexendo e vigiando a granola com um garfo durante o tempo em que está no forno, de modo a garantir que todos os ingredientes ficam bem torrados.


Votos de um natal nutrido e um ano 2017 cheio de saúde!


Mariana Freitas
Nutricionista Village





Nenhum comentário: